Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual aposta em peças teatrais para levar conscientização

Alto Araguaia, MT – A Escola Municipal Maria Júlia de Almeida, localizada no Bairro da Cohab, foi a segunda unidade de ensino do município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) beneficiada com ações pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A mobilização é realizada anualmente pelo centro de Referência e Assistência Social (CRAS) e conta com parceria da prefeitura local, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Ministério Público Estadual (MPE) e Universidade Estadual do Estado de Mato Grosso (Unemat).

Os alunos da unidade de ensino, com idade entre quatro e 12 anos, tiveram palestras e ainda assistiram a uma apresentação de teatro de fantoches. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes é realizado todos os anos no dia 18 de maio em referência ao crime ocorrido em Vitória (ES). Foi neste dia do ano de 1973 que a jovem Araceli Crespo, de 8 anos, foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens da classe média alta daquela cidade. Apesar de hediondo, o crime prescreveu impune. Após o crime, diversas ações pelo país ocorrem para sensibilizar a sociedade e autoridades.

“A divulgação desta campanha é de suma importância porque já ocorreram casos de abusos sexuais com crianças da escola e nem sempre a ficamos sabendo pelo fato das crianças oprimirem a fala. É através de palestras lúdicas que as crianças ficam mais à vontade para procurar ajuda”, disse Kátia Simone Almeida, diretora da escola.

A coordenadora do Projeto “Em Busca de uma Tutela Eficiente às Vítimas da Criminalidade”, professora universitária Marli Barboza da Silva disse que é importante alertar as crianças sobre o perigo do abuso. “As crianças muitas vezes não sabem diferenciar o carinho do abuso. Na maioria das vezes o abusador é alguém da família ou próximo e esta campanha educativa ajuda as crianças a entenderem e a observar a sua volta. Caso aconteça, elas saberão a quem pedir ajuda”, relatou.

O Projeto “Em Busca de uma Tutela Eficiente às Vítimas da Criminalidade” é realizado pelo Ministério Público de Mato Grosso e visa assegurar o ressarcimento dos prejuízos sofridos e o atendimento especializado das vítimas, por meio da atuação judicial e extrajudicial, além de discutir e fomentar a criação de novas políticas públicas direcionadas ao acolhimento dessas pessoas.

O projeto foi criado em 2009 e colocado em prática em 2010, por meio de uma parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus de Alto Araguaia, que disponibiliza acadêmicos dos cursos de Comunicação Social/Habilitação em Jornalismo, Letras e Ciências da Computação para atuarem como estagiários no projeto. Entre os resultados já obtidos está a criação do personagem conhecido como Marinho da Penha, que ajuda crianças e adolescentes a entenderem as leis que as protegem em casos de crimes cometidos contra eles.
Apesar de pequenas, as crianças adoraram a apresentação. A Escola Maria Júlia atende 455 crianças nos períodos da manhã e da tarde na Educação Infantil e Ensino Fundamental – anos iniciais do 1º ao 5º ano. Nesta quinta-feira (21), a campanha fará apresentações teatrais no campus da Unemat no período da manhã e a tarde.

Informações à imprensa:
Vanessa Lopes – Estagiária em Assessoria de Imprensa